GUILHERME AFIF DOMINGOS

Nasceu em São Paulo, em 18 de setembro de 1943, é casado com Silvia Maria Dellivenneri Domingos, com quem tem quatro filhos. É formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia do Colégio São Luís.

Assumiu a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (SERT) em 2007, onde se destacou com as ações do Programa de Qualificação Profissional, do Banco do Povo Paulista e com a criação do portal de intermediação gratuita de mão de obra, Emprega São Paulo.

Como presidente do Programa Estadual de Desburocratização (PED), propôs a criação do Microempreendedor Individual (MEI) – que, até novembro de 2009, formalizou 81.414 trabalhadores no País (34.460 no Estado de São Paulo), de acordo com o Portal do Empreendedor, administrado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Em 2006 obteve mais de 8,2 milhões de votos ao se candidatar, pela segunda vez, ao Senado Federal. Como presidente da Associação Comercial de São Paulo e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, liderou a mobilização que derrubou a Medida Provisória 232 e lançou a campanha De Olho no Imposto, que colheu mais de 1,6 milhão de assinaturas para respaldar o projeto de lei que regulamenta o parágrafo 5º do artigo 150 da Constituição Federal, que é de sua autoria.

Na sua gestão à frente do Sebrae e da CACB foi o responsável pela mobilização que resultou no Simples e no novo Estatuto das Micro e Pequenas Empresas. Em 1986 foi eleito deputado federal constituinte.

No início dos anos 80 assumiu a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, criando o Programa para o Plantio de Feijão com Irrigação. Implantou os varejões, mercadões e sacolões. Além disso, foi responsável pelo encaminhamento e direção do Pró-Álcool e pela ampliação do plantio de seringueiras.

Em 1976, como presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado de São Paulo (Badesp), realizou o primeiro Congresso Brasileiro da Pequena Empresa, berço do Estatuto da Pequena Empresa.