FRANCISCO ANTONIO SOELTL

Fundador e Presidente da MicroPower desde 1994, empresa nacional, pioneira, e uma das principais provedoras de soluções consultivas e tecnológicas para suportar a Gestão de Performance e Desenvolvimento de Talentos no Brasil, que atendem mais de 110 Organizações, entre elas General Motors, Honda, Via Embratel, Banco Bradesco, Banco VW, SKY, Embratel, Oi, Grupo Martins, Via Varejo, Fundação Nacional da Qualidade e Fundação Bradesco.

Em 1999 a MicroPower iniciou de forma pioneira as atividades de promoção e aplicação da prática do e-Learning no Brasil, que 2009 atingiu seu grau de amadurecimento e auto sustentação esperados. A partir de 2008 iniciou o movimento para promover a prática da Alta Performance como instrumento de competitividade e sustentabilidade nas empresas em operação no Brasil.

Em sua gestão, a MicroPower vem crescendo nos últimos 25 anos de forma competitiva e sustentável, graças ao desenvolvimento e à implantação de soluções consultivas e tecnologias nacionais, com qualidade mundial, para suportar a Gestão de Performance (contemplando Gestão de Objetivos, Gestão de Performance e Gestão de Competências) e Desenvolvimento de Talentos (incluindo Gestão de Aprendizagem e Gestão de Carreira & Sucessão).

Soeltl acumulou mais de 30 anos de experiência em Tecnologia de Informações e Negócios em empresas multinacionais e nacionais, tais como Rhodia, Alcoa, Ford New Holland, Fiat e Lix da Cunha, tendo atuado em nível de Diretoria nos últimos 5 anos como executivo dessas empresas.

Desde 1999 Soeltl vem se especializando em Gestão de Performance e Desenvolvimento de Talentos, através da participação como congressista e palestrante nos principais eventos sobre o tema no Brasil, Estados Unidos e Europa. É o idealizador e organizador da Comunidade Learning & Performance Brasil, que conta com mais de 60 mil membros, do Congresso e Prêmio Learning & Performance Brasil que promovem de forma efetiva a implantação das práticas do e-Learning e Alta Performance no Brasil.

Professor universitário com formação em Matemática pela Uniabc, com cursos de especialização em Administração de Empresas, Estatística e Pesquisa Operacional pela Fundação Santo André, Tecnologia da Informação pelo MIT, Planejamento Estratégico pela USP, Administração de Materiais pela FGV, e MBA Executivo pela PDG-EXEC.

Entre os trabalhos voluntários destacamos a coordenação do processo de Capacitação e Empregabilidade dos Deficientes Visuais, que desde setembro de 1998 já preparou mais de 25 mil deficientes visuais (dos quais mais de 2.500 já se encontram empregados), a Vice-Presidência de Tecnologia da Informação do Sistema OSB – Observatório Social do Brasil, entidade sem fins lucrativos, apartidária, cuja missão é monitorar a aplicação dos recursos públicos e promover a ética e transparência na gestão, e a criação do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), liderando um movimento empresarial para incluir São Caetano entre as cidades digitais do país, e a Diretoria de Pesquisas da ABRH Nacional.

Membro dos seguintes Conselhos:

  • Conselho de Deliberativo da ABRH SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional São Paulo);
  • Conselho de Administração da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software);
  • Conselho Superior do MBC – Movimento Brasil Competitivo;
  • Conselho Curador da FNQ – Fundação Nacional de Qualidade;
  • Conselho Consultivo da USCS – Universidade de São Caetano do Sul;
  • Conselho do Observatório Social do Brasil de São Caetano do Sul;
  • Conselho Fiscal do Museu Sagrada Família de São Caetano do Sul;
  • Membro Honorário da APE – Associação Paulista de Educação.

Exerceu a função de Secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho do município de São Caetano do Sul de 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2015.

Reconhecimentos

No dia 19 de setembro de 2014, na cidade de Cartagena das Índias, Colômbia, o GCSM (Global Council of Sales Marketing) homenageou Francisco Antonio Soeltl com o diploma de Honra ao Mérito Empresarial “LASPA - Latin American Sales Personality Award 2014” com o título “Empresarial”.

Francisco Antonio Soeltl recebeu a condecoração pela excelência de suas atividades empresariais junto ao mercado brasileiro e da América Latina.

O GCSM (Global Council of Sales Marketing) é uma entidade criada por um grupo de empresários brasileiros com o propósito especial de ampliar o escopo e, dar reconhecimento nacional e internacional às melhores práticas de negócios, governanças sustentáveis, éticas e vitais para o desenvolvimento econômico, social e de mercado.

Em 04 de agosto de 2014 recebeu o título de Membro Honorário da APE – Academia Paulista de Educação, concedida a educadores eminentes que com suas atividades contribuíram para o desenvolvimento da Educação, pelo pioneirismo no fomento a prática do e-Learning em nosso País, e por promover ações de aproximação e sinergia entre as iniciativas de educação corporativa e a educação formal.

Em 23 de setembro de 2013, recebeu o certificado de reconhecimento "Empreendedor Inclusivo", pelo trabalho desenvolvido com o Virtual Vision e a capacitação de pessoas com deficiência visual. A homenagem foi feita em comemoração ao dia nacional da luta da pessoa com deficiência (21 de setembro), no auditório do CECAPE, em São Caetano do Sul.

Em 19 de julho de 2010 recebeu a Medalha di Thiene, que representa o reconhecimento às personalidades que contribuem com o serviços de relevância à coletividade e contribuido, destacada e decisivamente, para o desenvolvimento da cidade de São Caetano do Sul.

Em 22 de abril de 2008 recebeu o Prêmio “Outstanding Leardership by an Individual” da USDLA – United States Distance Learning Association pela Liderança à frente do “Learning & Performance Brasil”, contemplando o Portal, Congresso Internacional, Workshop, Prêmio, Newletter diária, Revista Eletrônica semanal, Anuário e Seminários Web, que vem promovendo a utilização das tecnologias para suportar os processos de ensino/aprendizado no Brasil desde 2000.

Personalidades falam sobre Francisco Antonio Soeltl

Jorge Gerdau Johannpeter

Chieko Aoki

Luiza Helena Trajano

Luiz Carlos Trabuco Cappi

Guilherme Afif Domingos