ALAIR MARTINS DO NASCIMENTO

Brasileiro, casado com D. Wanda Fernandes Martins, três filhos (Renato, Juscelino e Alair Jr.), nove netos, nascido em Uberlândia (MG), em 1934.

Fundador e controlador do Sistema Integrado Martins, há 65 anos no mercado brasileiro e líder no segmento atacadista-distribuidor.

Adepto da vida saudável, pratica esportes e é defensor de boas práticas como moderação e alimentação consciente.

Gosta muito de ler, principalmente biografias, histórias de sucesso e publicações sobre neurolingüística, administração e qualidade de vida. Para incentivar os colaboradores da organização ao hábito da leitura, Alair Martins criou uma biblioteca que, através do projeto Leia com o Presidente, empresta livros e publicações diversas.

Gosta muito de aprender e acredita que o homem se liberta através do conhecimento. Costuma dizer que o homem vale, principalmente, pelo que faz com o que sabe e afirma convicto que "o melhor conselho é o exemplo”.

Em sua trajetória de empreendedor já foi homenageado com centenas de prêmios em reconhecimento à sua história de sucesso. Entre muitos reconhecimentos e homenagens destacam-se o Prêmio Barão de Mauá, do Fórum de Líderes Empresariais; o Prêmio Líder Empresarial de Minas Gerais da Revista Mercado Comum durante cinco anos seguidos; o título de Empresário do Ano, da Ernst & Young; e o Prêmio Life Achievement, pelo conjunto de sua obra empresarial, também da Ernst & Young.

Ele fez parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e do Conselho de Líderes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP)

Alair Martins já participou de dois livros. No “Ah se eu soubesse! - Brasil”, colaborou com idéias e conceitos sobre sua experiência de vida. E no livro “Empreendedores Brasileiros”, teve detalhada a sua trajetória de sucesso empresarial.

A trajetória empreendedora de Alair Martins está imortalizada na Galeria dos Empreendedores do Centro de Desenvolvimento do Conhecimento em Gestão da Fundação Dom Cabral (FDC), em Belo Horizonte.

A Fundação Dom Cabral, entidade e centro de estudos que é referência nacional e internacional, produziu o livro “Alair Martins A aposta na confiança e no Relacionamento”, o qual trata sobre a vida e obra do empreendedor Alair Martins com sua biografia, suas idéias e conceitos, utilizando a obra em aulas de formação executiva no Centro de Desenvolvimento do Conhecimento em Gestão da Fundação Dom Cabral.